sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tudo o que você precisa saber sobre Malária





O que é?

Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito
Anopheles, infectada por Plasmodium.

Qual o microrganismo envolvido?

Protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres
humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com freqüência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.

Como se transmite?

O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.

Como tratar?

A decisão de como tratar o paciente com malária deve estar de acordo com oManual de Terapêutica da Malária, editado pelo Ministério da Saúde, e ser orientada pelos seguintes aspectos:

Espécie de plasmódio – dependendo da espécie de plasmódio o paciente vai receber um tipo de tratamento.

Gravidade da doença – pela necessidade de drogas injetáveis de ação mais rápida sobre os parasitos, visando reduzir a letalidade.

Como se prevenir?

Medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes.

Medidas de prevenção coletiva: drenagem, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho, uso racional da terra e etc.

12 coisas que você precisa saber sobre a vitamina C

A vitamina C, nossa velha conhecida, é encontrada na natureza como ácido ascórbico (AA).  A maioria dos animais vertebrados pode sintetizar o ácido ascórbico a partir do ácido glicorônico, ou seja não depende do aporte externo. Já o homem, como certos macacos e alguns poucos mamíferos,  é totalmente dependente do fornecimento dietético da vitamina C. Estudos mostram que essa incapacidade está relacionada a falta de uma enzima (gluconolactona-oxidase, que por limitação genética, não se forma nos microssomas hepáticos desses animais) que participa da última etapa da biossíntese de vitamina C.
Vitamina C Alimentos
A absorção da vitamina C é feita na parte proximal intestino delgado, circula pelo sangue e atinge suas maiores concentrações no córtex supra-renal, na hipófise, no cérebro e no pâncreas, excretando-se o excesso pela urina (os rins são o principal órgão excretor). Em casos de megadoses suplementares (>3g), quantidades cada vez maiores são excretadas pelas fezes.
Existem três versões da mesma vitamina: em cápsula, efervescente e alimentos. Em cápsula, nessa versão é necessário que a cápsulas se rompa para que a vitamina seja absorvida pelo organismo. Efervescente, é absorvida rapidamente, pois a vitamina C é hidrossolúvel. Mas o efeito final é o mesmo. Nos alimentos, organismo reconhece, absorve e aproveita o ácido ascórbico natural. OBSERVAÇÃO: Prefira comer alimentos ricos em vitamina C a tomar a substância sintética.
A vitamina C desenvolve um número importante de funções no organismo humano, e é disso que iremos trata aqui.

1. Formação de Colágeno

Palermo (2008) afirma que a vitamina C é essencial para a produção de colágeno, proteína que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Estudos mostram que a carência de vitamina C pode causar falha e deficiência na formação de colágeno, sendo que a  pele da mucosa gengival e ossos podem ser os tecidos mais afetados nessa condição..

2. Estrutura Dentária

Muitos estudiosos afirmam que a carência de vitamina C afeta significativamente as estruturas dentárias. A vitamina C é muito importante para o periodonto. Seus deficits podem causar instabilidade do dentes ( as fibras periodontais não são renovadas, enfraquecendo o suporte ligamentoso do dente) e gengivite hemorrágica (fenômenos vasculares: capilares dilatados, aumento do fluxo local e inchaço por edema, que se inicia nas papilas intermediárias e logo após se espalha).

3. Vasos Sanguíneos

Na deficiência de vitamina C, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis, produzindo-se hemorragias.

4. Metabolismo das Proteínas

A vitamina C auxilia na biossíntese de certos aminoácidos, como tirosina e fenilalanina, e participa da desaminação de proteínas.Vitamina C

5. Respiração Celular

A vitamina C age na regulação do ciclo respiratório da mitocôndria e nos microssomas em conjunto com a vitamina B15.

6. Papel Antioxidante

A vitamina C é um importante agente antioxidante, pois em dosagem adequada reduziria a taxa de formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) (Douglas, 2006). Atua como co-fator nas reações enzimáticas, como varredor os radicais livres nos processos antioxidativos e como um componente nas reações de hidroxilação que proporcionam estabilidade aos tecidos conjuntivos e permitem a cicatrização das feridas;

7. Imunidade

A vitamina C ativa a imunidade mediada por células, principalmente, mas também a imunidade humoral, pois aumenta os níveis de IgA, IgM e a fração C3 do complemento, e eleva a produção de interferon pelos fibroblastos embrionários humanos.

8. Respiração

Estudos identificaram que quando maior é o consumo de ácido ascórbico, maior é a função pulmonar, especialmente avaliando o volume expiratório forçado em um segundo, fenômeno possivelmente associado ao efeito na elasticidade pulmonar.

9. Fadiga

Em altas dose, a vitamina C exerce efeito benéfico sobre a resistência a fadiga, especialmente durante o esofrço muscular intenso e de curta duração.Em estudo realizado com grupo de voluntários sadios e condição física média foi demonstrado que o consumo de 1g/dia de vitamina resultou em aumento da capacidade de trabalho físico.

10. Fontes Alimentares

É encontrada em frutas e vegetais. As frutas são a fonte mais importante, destacando-se, em primeiro lugar, a acerola e, logo a seguir frutas de uso habitual, como o tomate, frutas cítricas (limão, laranja, tangerina, etc) ou morangos. Nos vegetais existem concentrações menores de ácido ascórbico, mas importantes como no agrião, salsa, brócolis, repolho, mostarda, ervilha, nabo, espinafre, pimentão, na couve-flor, no broto de feijão, nos grãos etc.
ALIMENTOVITAMINA C (mg/100g)
Acerola1790
Brócolis desidratada623
Caju amarelo219
Salsa183
Pimentão Vermelho Cru180
Alfafa162
Espinafre desidratado155
Manga Rosa Verde146
Pimenta Vermelha138
Pimenta Malagueta125
Pimenta Cumari125
Couve Manteiga crua108
Couve de Bruxelas crua102
Murici84
Goiaba80
Morango72

11. Consumo e Atividade Vitamínica

As frutas devem ser consumidas cruas e frescas. Recomenda-se cortar os legumens o menos possível. Aparentemente, perde-se menos a atividade vitamínica quando as frutas são refrigeradas. O armazenamento modertno, sob temperatura controlada, minimiza as perdas de vitaminas C. Em alimentos esterilizados, inteiramente preservados ou bem congelados, as perdas podem ser enormes.
A  ingestão recomendada é um ponto de muita discussão e controvérsia. Biesalski, Grimm (2007), Douglas (2006)  comentam que 100 a 200mg/dia são necessárias para manter concentrações máximas no plasma e tecidos.
Estudos mostram que ingerir 500 miligramas de vitamina C por dia reduz a incidência de várias doenças.

12. Megadoses

A ingestão de vitamina C em quantidades maiores (>1g/dia) pode aumentar a excreção urinária de oxalato acelerando a formação de cálculos renais nos indivíduos suscétiveis (Mcardle, Katcch, Katch, 2008). Nos indivíduos com deficiência de ferro, as megadoses de vitamina C podem destruir quantidades significativas de vitamina B12. Em pessoas sadias, o uso frequente de suplementos de vitamina C podem causar irritação ao intestino e diarréia. Palermo (2008) sugere que a ingestão exagerada de vitamina C pode causar, em certas pessoas, aumento do metabolismo do cálcio e do fosfato, o que pode ajudar ou prejudicar na formação dos ossos.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cirurgia refaz conexão de veias em coração de bebê recém-nascido

Ellis Hobbs passou por operação para corrigir uma má formação que conectava suas veias pulmonares ao lado errado do coração.

Bebê coração veias 4 (Foto: Caters / via BBC)Ellis foi afetado por uma síndrome que atinge 1 a
cada 20 mil crianças. (Foto: Caters / via BBC)
Um bebê britânico surpreendeu médicos e familiares ao conseguir se recuperar de uma anomalia rara que fazia com que suas veias pulmonares estivessem conectadas do lado errado do coração.
Ellis Hobbs foi afetado por uma síndrome que atinge uma a cada 20 mil crianças, segundo o departamento de Cardiologia Pediátrica da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Ela faz com que o sangue oxigenado pelos pulmões chegue ao coração pelo lado oposto ao usual, e causa diminuição dos níveis de oxigênio no sangue que circula pelo resto do organismo.
Uma semana depois de nascer, o bebê teve que ser submetido a uma cirurgia no coração para a correção do problema.
Cerca de 80% dos bebês que nascem com este tipo de má formação morrem no primeiro ano de vida. Os médicos do Hospital Infantil de Birmingham conseguiram reverter o quadro e o menino, agora com três meses, se recuperou completamente.
"Nós ficamos com muito medo quando descobrimos que ele tinha um problema tão horrível. Não acreditei quando me disseram que ele precisaria de uma cirurgia no coração", disse a mãe de Ellis, Claire Hobbs.
saiba mais
Claire conta que o bebê parecia saudável quando nasceu, e que, cinco dias depois, a parteira que o examinava notou que seus lábios estavam azuis. "Nós não estávamos muito preocupados, mas quando chegamos ao hospital da Universidade, em Coventry, disseram que os níveis de oxigênio dele estavam muito baixos", conta.
O bebê foi transferido para Birmingham para que fosse examinado por especialistas, mas foi por causa do palpite de um membro da equipe que o problema foi descoberto.
Ellis sofria de uma doença chamada Drenagem anômala total das veias pulmonares (DATVP), que faz com que as veias do coração fiquem incorretamente conectadas. As veias pulmonares, que transportam o sangue oxigenado que sai dos pulmões, devem estar conectadas ao átrio esquerdo do coração, que bombeia o sangue para o resto do corpo.
Mas no caso do bebê, elas estavam conectadas com o lado direito, que normalmente recebe o sangue que vem do corpo em direção aos pulmões e que é mais pobre em oxigênio.
Bebê coração veias 2 (Foto: Caters / via BBC)A mãe Claire com o bebê, que passou por cirurgia
para trocar conexão de veias. (Foto: Caters/via BBC)
O cirurgião cardíaco pediátrico Marcelo Jatene, da USP, explicou que, por isso, a anomalia fazia com que o sangue oxigenado e o sangue pobre em oxigênio se misturassem e fossem bombeados para outros órgãos vitais do corpo, comprometendo suas funções. "Com a cirurgia, os especialistas conseguem refazer as conexões que faltavam no coração, e fazer com que o sangue circule corretamente pelo corpo da criança", disse à BBC Brasil.
Andy Hobbs, o pai de Ellis, quer escalar o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, para angariar fundos para o hospital que salvou a vida de seu filho. "Não temos como agradecer o suficiente à equipe médica que ajudou nossa família", disse a mãe, Claire.